segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alcoforado - Moura "Crónica"


Os Ouriços” voltam aos empates….

Mais uma vez se defrontaram em Beja, no pavilhão de Sta. Maria estas duas formações. Desta vez a contar para a Taça de distrital de Futsal. Que há para dizer e para reflectir nesta partida. Uma de duas coisas. A primeira é que se viu mais uma vez uma equipa a trabalhar arduamente para chegar ao triunfo e outra, mais calejada e com um sistema de jogo menos vistoso lá ía dando conta do recado com forme podia. “Os Ouriços” voltam a liderar o jogo, controlar o jogo, mas depois vem as fragilidades do desacerto na finalização e numa clara supremacia vêm o seu esforço ir por água abaixo quando numa situação de pressão não conseguem dar a volta e afirmar cabalmente a sua força e impor ao adversário um resultado mais folgado e tranquilizador. Sabendo que o NSMoura usa e abusa do seu jogo para o pivot, não foi o GDCA capaz de travar com eficácia esse elemento do NSMoura que apontou três golos que levaria ao empate para o NSMoura que andou sempre a traz do resultado e que acaba por sair de Beja com um empate com sabor a vitória. E que por seu turno “Os Ouriços” deixam escapar mais uma vez por entre os pés o fino azeite de moura…

Taça é taça e muito ainda á para jogar, mas é preciso repensar a estratégia defensiva da nossa equipa quando se joga com uma equipa que nós à partida já sabemos o tipo de jogo que faz e por isso não podemos cometer sistematicamente os mesmos erros. E aqui havia que se calhar ter arriscado primeiro, não ter dado a iniciativa ao adversário. Eles meteram guarda-redes avançado perto do final do jogo…então nós deveríamos ter tido primeiro essa iniciativa e termos sido nós a pressioná-los e colocávamos nós o nosso guarda-redes avançado e isso parece-me teria sido uma forma de mostrar a nossa determinação em realmente vencer a partida. Não podemos ficar encolhidos temos de saber dar as respostas em face do jogo ao segundo, temos que ter uma atitude ganhadora e isso faz-se tomando as medidas de contra ataque para estar sempre mais à frente dos nossos adversários. Com resultados tão magros e que de um momento para o outro nos colocam em risco de perder ou empatar a partida temos que ser nós a dar o tom de jogo. Se nos últimos cinco minutos da partida estamos apertados no resultado, então temos que ser nós a meter o guarda-redes avançado temos que pressionar primeiro o nosso adversário e não podemos ficar sentados à espera que sejam os outros a ir para cima de nós. Quem realmente quer ganhar tem que ir à procura do resultado e é isso que nós temos que repensar futuramente para sermos nós a ditar as regras do jogo impondo a nossa força e levando de vencido os nossos adversários.

Voltou a ser um jogo de forte intensidade com muitas oportunidades perdidas para a nossa equipa e que depois vieram a revelar que nos tinham dado muito jeito para alcançar o objectivo principal que era somar os três pontos. Assim o NSMoura festejou mais este empate que, diga-se, foi suado até ao último segundo do desafio. Os nossos “Ouriços” mereciam melhor sorte e o resultado também poderia ter sido selado a nosso favor. Mas o que fica é o resultado final e esse foi repartido um ponto para cada lado. Foi mais um bom jogo de futsal protagonizado por duas boas equipas do nosso campeonato.



Parabéns às duas equipas!

"Zé Nobre"

Nenhum comentário:

Postar um comentário